É com grande prazer e orgulho que venho convidá-los a participar do XXIX Congresso Brasileiro de Virologia, que será realizado no Centro de Eventos da FAURGS, em Gramado – RS, de 17 a 21 de outubro próximo.
Mantendo o modelo proposto desde a edição passada, este será um evento com datas e horários atrativos, custos menores e um foco especialmente direcionado à ampla participação de estudantes e profissionais, num ambiente confortável e profícuo para a troca de experiências e conexão entre a comunidade de virologistas.
Gramado já havia recebido o Congresso Brasileiro de Virologia em 2010. O retorno à serra gaúcha tem como objetivo valorizar e estreitar os laços de cooperação entre os virologistas brasileiros e colegas de todos os países do Mercosul, reconhecendo que muitos dos desafios atuais em Virologia são comuns a estes países e necessitam de ação cooperativa e integrada.
Este evento promovido pela Sociedade Brasileira de Virologia com certeza ocupa, já há alguns anos, espaço relevante pela qualidade de sua programação científica e pela quantidade de trabalhos de pesquisa apresentados. Sua importância é ainda maior neste momento, haja vista a manutenção e ampliação de epidemias virais em meio à já turbulenta realidade brasileira recente. Assim, mais que adequado que os virologistas estejam reunidos, apresentando resultados, debatendo e propondo soluções, ocupando o espaço de protagonismo tão necessário neste momento.
A Diretoria da SBV delegou a organização deste congresso a uma comissão de grande experiência que, com muito entusiasmo está trabalhando para entregar aos virologistas nacionais e internacionais um congresso vibrante e com a excelência científica que sempre caracterizou nossos congressos.
Convido a todos a participar do XXIX CBV e desfrutar da calorosa acolhida que a cidade de Gramado nos oferece.
Até lá!

Maurício Lacerda Nogueira
Presidente da SBV