TRABALHOS SELECIONADOS PARA APRESENTAÇÃO

Thiago Leão Lima
ACTIVATION OF THE TRANSCRIPTION FACTOR 6 – A MEMBER OF THE HOST’S UNFOLDED PROTEIN RESPONSE PATHWAY – IS IMPORTANT FOR EFFICIENT VACCINIA VIRUS REPLICATION

Romulo Leão Neris
CO-PROTOPORPHYRIN IX AND SN-PROTOPORPHYRIN IX INACTIVATES ZIKA, CHIKUNGUNYA AND OTHER ARBOVIRUSES TARGETING THE VIRAL ENVELOPE

Michele Premazzi Papa
ZIKA VIRUS INFECTS, ACTIVATES, AND CROSSES BRAIN 1 MICROVASCULAR ENDOTHELIAL CELLS, WITHOUT 2 BARRIER DISRUPTION

Sharton Vinicius Antunes Coelho
DEVELOPMENT OF STANDARD METHODS FOR ZIKA VIRUS PROPAGATION, TITRATION, AND PURIFICATION

Maisa Carla Pereira Parra
USING ADULT AEDES AEGYPTI FEMALES TO PREDICT AREAS WITH DENGUE TRANSMISSION RISK: A SPATIAL CASE-CONTROL STUDY

Carolina de Queiroz Sacramento
IN VITRO AND IN VIVO ANTI-INFLUENZA AND IMMUNOMODULATORY EFFECTS OF COMPOUND 5B, 1 A RIBAVIRIN TRIAZOLIC ANALOGUE

PRÊMIO “HÉLIO GELLI PEREIRA”

O Prêmio Helio Gelli Pereira é o principal Prêmio do Congresso Brasileiro de Virologia, concedido a estudantes e recém graduados, e tem por objetivos estimular a formação de recursos humanos, a atração de jovens estudantes e pesquisadores e, consequentemente, a pesquisa científica em Virologia.
Os melhores trabalhos selecionados em sua categoria serão divulgados durante a Assembleia da SBV e na nossa página. O primeiro autor de cada um desses trabalhos receberá uma inscrição para o CBM 2018! Um dos trabalhos, receberá, ainda, um ano de membership e um livro didático, gentilmente concedidos pela American Society for Microbiology (ASM)

Alunos de Graduação ou Pós-Graduação (Mestrado e/ou Doutorado) poderão candidatar-se ao prêmio “Hélio Gelli Pereira”. A data limite para a inscrição de trabalhos no prêmio encerra-se no dia 31/07/2017. Não serão aceitos trabalhos após esta data. Aqueles com interesse em concorrer devem observar o regulamento abaixo e preencher o formulário específico (clique aqui para acessar o formulário).

  • A Comissão Científica selecionará, previamente, seis trabalhos dentre os concorrentes, independentes da categoria (Graduação ou Pós-Graduação), para exposição oral. Os trabalhos serão selecionados conforme o mérito e adequação às normas.
  • Alertamos aos autores que os trabalhos devem ser apresentados em inglês e NÃO poderão ser apresentados em hipótese alguma pelo orientador.
  • Somente um trabalho de cada categoria será premiado.
  • Serão premiados os trabalhos conforme as seguintes categorias denominadas:
  • Melhor trabalho inscrito desenvolvido na Graduação;
  • Melhor trabalho inscrito desenvolvido na Pós-Graduação;
  • A submissão poderá ser na forma de artigo submetido nas normas do periódico de escolha ou na formatação final para artigos publicados;
  • Aqueles trabalhos que não forem selecionados para exposição oral poderão ter seus resumos (abstracts) automaticamente redirecionados para apresentação oral ou pôster nas outras sessões do Congresso, se assim o desejarem. A opção estará disponível no formulário de envio do trabalho.
  • Os trabalhos selecionados e as devidas premiações serão anunciados na Assembleia Geral da SBV e divulgados em seguida na página de internet da SBV

Comissão para o prêmio HGP
Presidente: Luciana Barros de Arruda – E-mail: arruda@micro.ufrj.br

REGULAMENTO DO PRÊMIO “HÉLIO GELLI PEREIRA”

CAPITULO I – DO PRÊMIO “HÉLIO GELLI PEREIRA”

Art. 1º – A Sociedade Brasileira de Virologia concederá o Prêmio “Hélio Gelli Pereira”, com o objetivo de estimular a formação de recursos humanos e a pesquisa científica em Virologia.

Art. 2º – O Prêmio será atribuído ao melhor trabalho de pesquisa nas categorias de Graduação e Pós-Graduação.

Art. 3º – Para concorrer ao prêmio, o candidato deverá enviar seu trabalho na forma de artigo científico publicado, aceito para publicação, ou em formato de submissão para publicação nas normas do periódico de sua escolha
Parágrafo 1º – Na categoria Graduação, poderão concorrer graduandos ou graduados até o prazo máximo de 12 (doze) meses entre a data de sua graduação e o prazo de submissão de resumos ao Congresso Brasileiro de Virologia (CBV).
Parágrafo Art. 2º – Na categorias Pós-Graduação poderão concorrer ao Prêmio:

  1. Estudantes matriculados em cursos de mestrado ou doutorado
  2. Mestres ou doutores, cujos trabalhos de dissertação ou tese tenham sido submetidos à defesa pública e aprovados até o prazo máximo de 12 (doze) meses entre a data da defesa de seu trabalho e o prazo de submissão de resumos ao CBV.

Art. 4º – Será facultada a Comissão Organizadora do Prêmio Selecionar previamente, dentre os trabalhos enviados, aqueles a serem apresentados na forma de exposição oral
Parágrafo único – Os trabalhos serão selecionados conforme o mérito e adequação as normas e o limite definido e divulgado, anualmente, na página de internet de orientações para submissão

Art 5º – O Prêmio será entregue durante o Congresso Brasileiro de Virologia (CBV)

Art. 6º – O Prêmio poderá ser concedido mais de uma vez ao mesmo(a) orientador(a) e também para o mesmo(a) candidato(a), desde que seja para outra categoria, com outro trabalho, e que não seja no mesmo ano.

CAPITULO II – DA INSCRIÇÃO AO PRÊMIO “HÉLIO GELLI PEREIRA”

Art. 7º – A inscrição será feita respeitando-se os prazos de submissão de resumos ao CBV.

Art. 8º – O artigo, que se refere o Art. 3º deverá ser entregue na íntegra e no formato PDF, por via eletrônica, redigido em Inglês, contendo: Título, Nome(s) do(s) Autor(es), Instituição, Resumo, Introdução, Material e Métodos, Resultados, Discussão e Referências Bibliográficas.
Parágrafo único – Os trabalhos submetidos que não se enquadrarem nas normas descritas acima não serão avaliados.

Art. 9º – A inscrição ao Prêmio será realizada mediante o envio de formulário devidamente preenchido, disponibilizado pela SBV, assinado pelo candidato e orientador, com a entrega dos seguintes documentos, além do(s) artigo(s):

  1. Certidão de matrícula ou diploma de graduação, na categoria Graduação;
  2. Certificado de matrícula na pós-graduação ou comprovante de defesa pública de dissertação ou tese, quando necessário, na categoria Pós-Graduação;
  3. Carta do editor da revista, aceitando cada trabalho a ser publicado, se for o caso, enviado por via eletrônica;
  4. Carta assinada pelo orientador, pelo coordenador do curso, atestando que o assunto do(s) trabalho(s) aceito(s) para publicação é também o da dissertação ou tese do(a) candidato(a), se for o caso;
  5. Cópia de Curriculum Vitae do(a) candidato(a) conforme modelo resumido da plataforma Lattes do CNPq.

Parágrafo único – A Diretoria Executiva da SBV examinará as inscrições e as incompletas serão devolvidas e não será considerada uma segunda inscrição.

CAPITULO III – DA COMISSÃO JULGADORA

Art. 10º – A Comissão Julgadora será composta de quatro membros titulares, sendo um deles o Primeiro Secretário da SBV e os outros três escolhidos pelo Presidente da SBV, representando as áreas de atuação encampadas por esta Sociedade. Estão excluídos da referida Comissão Julgadora o orientador e o co-orientador, quando houver.
Parágrafo 1º – O Primeiro Secretário da Diretoria Executiva da SBV presidirá a Comissão Julgadora.
Parágrafo 2º – A Comissão Julgadora será divulgada por ocasião do encerramento das inscrições ao Prêmio.

Art. 11º – A Comissão Julgadora receberá os trabalhos concorrentes e os julgará de acordo com a originalidade, relevância para a área especifica, sua contribuição a Virologia em geral e apresentação do texto.

Art.12º – Os trabalhos selecionados pela Comissão Julgadora terão até 10 minutos para apresentação oral durante o CBV e serão classificados antes do julgamento final.
Parágrafo único – Caso a Comissão julgue que nenhum candidato(a) concorrente, a cada uma das categorias, se enquadra dentro dos princípios do prêmio, o mesmo não será outorgado. 

CAPITULO IV – DISPOSIÇÕES GERAIS

Art. 13º – Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Julgadora, ouvido o Presidente da Diretoria Executiva da SBV, se necessário, cujas decisões, nos termos do presente Regulamento, serão irrecorríveis.

Art. 14º – A Diretoria Executiva da SBV poderá, a seu critério, solicitar pareceres ad-hoc dos documentos apresentados pelo(a) candidato(a) e que serão apresentados à Comissão Julgadora, em prazo hábil para sua apreciação.