MENSAGEM DO PRESIDENTE

Maurício Lacerda Nogueira
Maurício Lacerda NogueiraPresidente da SBV
É com grande prazer e orgulho que venho convida-los a participar do XXVIII Congresso Brasileiro de Virologia e XII Encontro de Virologia do Mercosul, que acontecerá em Belo Horizonte, MG, de 06 a 10 de setembro de 2017.

A organização do evento em Minas Gerais, de certa forma, rememora os antigos Encontros Nacionais de Virologia – ENV, que ocorriam a cada dois anos em São Lourenço, MG, e que foram fundamentais para o crescimento e amadurecimento da SBV. Nestes últimos 20 anos a SBV cresceu, modificou sua forma, e fundiu o ENV ao outro encontro bianual da Sociedade: o Virológica. Assim foi criado o Congresso Nacional de Virologia, que se tornou o evento anual da SBV atraindo, a cada edição, cerca de 500 pessoas entre profissionais e estudantes.

Neste ano de 2017 o Congresso Brasileiro de Virologia retorna às Minas Gerais, celebrando duas importantes ocasiões: em primeiro lugar, o CBV marca e comemora os 30 anos da Sociedade Brasileira de Virologia. Esta celebração acontece num período particularmente sensível para a ciência e a Saúde Pública nacionais, quando antigas e novas viroses expõem os desafios de nosso tempo e explicitam a importância do virologista Brasileiro no contexto do avanço do conhecimento científico e da saúde de nosso povo. Adicionalmente, o congresso também será parte das comemorações dos 90 anos da UFMG, universidade de proeminência nacional incontestável e casa de uma longa tradição em virologia.

A Diretoria da SBV delegou a organização deste congresso a uma comissão local de grande experiência e entusiasmo, que com certeza trará aos virologistas um congresso vibrante e em um novo modelo de evento, porém com a excelência científica que sempre caracterizou nossos congressos.

Convido a todos a participar do XXVIII CBV e aproveitar a excelente acolhida que uma bela cidade como Belo Horizonte pode oferecer.

Até BH!

Maurício Lacerda Nogueira, Presidente da SBV