REGULAMENTO PARA SUBMISSÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS

NORMAS PARA A SUBMISSÃO

  1. A submissão de trabalhos é feita exclusivamente através do preenchimentos de todos os campos no formulário disponibilizado na página “Trabalhos Científicos” no site do evento, acessado através do endereço sbv.org.br/congresso.
  2. Para submeter um trabalho científico é necessário que pelo menos um dos seus autores esteja inscrito no Congresso.
  3. Cada autor pré-inscrito poderá submeter até 2 (dois) trabalhos.
  4. O prazo final e improrrogável para submissão de trabalhos é 31/07/2017.
  5. Serão avaliadas somente contribuições científicas inéditas, originais e enquadradas no escopo do Congresso, sendo vedado ao autor submeter trabalhos já divulgados ou pesquisas em fase de planejamento.
  6. O(s) autor(es) deve(m) obrigatoriamente assinalar no formulário a área de virologia em que o trabalho melhor se situa:
    1. Ambiental;
    2. Básica;
    3. Humana e Saúde Pública;
    4. Imunobiológicos;
    5. Vegetal e invertebrados;
    6. Veterinária.

A Comissão Científica poderá, entretanto, remanejar o trabalho para outra área que entenda ser mais adequada.

NORMAS PARA PREPARAÇÃO DOS RESUMOS

  1. Serão aceitos apenas resumos na língua inglesa, digitados ou colados no espaço próprio, limitados a 2.500 caracteres, contando espaços.
  2. O título do trabalho deve ser colocado em letras maiúsculas. O resumo deve ser escrito em apenas um parágrafo, com informações pertinentes à Introdução, Material e Métodos, Resultados e Conclusão do trabalho, sem conter figuras, citações bibliográficas, referências e abreviações pouco usuais. No final do resumo o(s) autor(es) deve(m) incluir o “Financial Support”.
  3. No corpo do trabalho não poderá haver qualquer identificação do(s) autor(es) ou do serviço a que pertencem.

AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS

  1. Os trabalhos serão avaliados pela Comissão Científica com base em critérios de Qualidade Científica e Redação.
  2. Os trabalhos avaliados serão enquadrados como Aprovado para apresentação oral, Aprovado para apresentação como pôster, Aprovado com restrições e Recusado. Os trabalhos aprovados com restrições poderão, dentro do prazo estabelecido pela Comissão Científica, ser reapresentados com as correções devidas.
  3. Os autores principais serão comunicados da aceitação ou não de seus trabalhos até dia 18/08/2017, através de e-mail, sendo a relação dos trabalhos aprovados disponibilizada também no site, página “Trabalhos Científicos”.

APRESENTAÇÃO ORAL DOS TRABALHOS

  1. Os melhores trabalhos de cada área serão selecionados para apresentação oral.
  2. Os trabalhos selecionados para apresentação oral devem ter seus slides confeccionados no idioma inglês e a apresentação deverá ser feita, preferencialmente, nesta língua.
  3. Cada apresentação terá o tempo limitado a 10 minutos, seguidos de 5 minutos para discussão. Os horários de apresentação serão disponibilizados no site do Congresso e publicados no Programa Final.
  4. Os arquivos em power-point deverão ser entregues na Sala de Midia Desk com a antecedência mínima de 2 horas.
  5. O melhor trabalho de cada área será selecionado e a seleção divulgada durante a Assembleia.

APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS EM FORMA DE PÔSTER

  1. Os pôsteres deverão obrigatoriamente estar em inglês e com conteúdo dividido em:
    1. Título (autor(es) e instituição;
    2. Introdução;
    3. Objetivos;
    4. Materiais e métodos;
    5. Resultados;
    6. Discussão;
    7. Referência bibliográficas;
    8. Apoio financeiro.
  2. Os pôsteres devem ser produzidos obrigatoriamente no formato padrão de 90cm x 120cm (largura x altura) e montados com suporte de bastões e cordão.
  3. A apresentação dos pôsteres será realizada em dois dias:
    1. Sessão 1: Dia 07, de setembro às 18:30 horas;
    2. Sessão 2: Dia 09, de setembro às 18:30 horas.

A relação dos pôsteres selecionados para cada sessão será publicada no Programa Final do Congresso. É obrigatória a presença de um dos autores ao lado do pôster de sua autoria, durante a sessão em que será apresentado.

  1. Os pôsteres serão montados no painel numerado correspondente, entre 08:00 e 10:00 horas da manhã do dia da apresentação, e retirados até as 12:00 horas do dia seguinte. Pôsteres não retirados ficarão à disposição do(s) autor(es) no estande correspondente até 30 minutos após o encerramento do Congresso. Os que não forem retirados serão encaminhados para reciclagem.
  2. O melhor trabalho de cada área será selecionado e a seleção divulgada durante a Assembleia.

OBSERVAÇÕES FINAIS

  1. A Consult Eventos – empresa organizadora do congresso, disponibiliza para os autores a impressão de seus pôsteres em Belo Horizonte, no formato estabelecido, em lona brilho front 280g, montado com bastões de madeira e cordão para suporte. Para tal deverão anexar, no campo próprio do sistema de submissão, até 25/08/2017, arquivo PDF e pagar o boleto gerado pelo sistema, no valor de R$80,00. Os pôsteres, identificados com o número do trabalho, serão entregues, sob protocolo, no estande disponibilizado para este fim ao lado da área de exposição de trabalhos, a partir do início do credenciamento.
  2. Os trabalhos apresentados de forma oral ou como pôster receberão um certificado com o nome de todos os autores.
  3. Os melhores trabalhos selecionados nas sessões orais e de pôster, em cada área, serão divulgados logo antes da Assembleia da SBV e seus autores receberão certificados indicando a premiação.
  4. Os certificados estarão disponíveis no site do Congresso a partir de 25/09/2017, sendo um certificado para cada trabalho apresentado, com o nome de todos os autores, e outro para o autor apresentador.
  5. As decisões da Comissão Científica são soberanas e irrecorríveis.
  6. A inscrição do trabalho implica na concordância de todos os seus autores com as normas estabelecidas pela Comissão Científica para julgamentos do mesmo, bem como na autorização de sua reprodução, por via impressa ou digital, em publicações de responsabilidade da Sociedade Brasileira de Virologia.